26 de April | 12:43

Trindade: Sintego cobra pagamento do Piso

Os professores da rede municipal de Trindade, liderados pelo Sintego, participaram, com várias manifestações pela cidade, dos três dias da Greve Nacional, ocorridos nos últimos dias 23, 24 e 25, em todo o país.

A categoria cobra o cumprimento da pauta de reivindicações que inclui o pagamento do Piso salarial, reformulação do Plano de Carreira dos professores e implantação do Plano para os servidores administrativos, eleição direta para diretores das escolas, construção de CMEIs, concurso público, entre outros pontos.

“Não é mais possível aceitar que as prefeituras continuem desobedecendo a Lei e se negando a pagar o Piso aos professores e tratando a Educação sem a importância que ela merece. Por isso, esses três dias de greve foram importantes para esclarecer a sociedade sobre a falta de compromisso dos gestores com o ensino que é ofertado à população”, afirmou Iêda Leal, presidenta do Sintego.

A pauta foi discutida com o prefeito Jânio Darrot, em audiência realizada nessa quinta-feira (25). Na reunião, ficou acordado:

1. Piso Salarial – o prefeito Jânio Darrot afirmou que o Piso será pago a partir de junho e nova audiência ficou agendada para o dia 23 de maio, quando será negociado o pagamento da diferença dos cinco meses de 2013;

2. Plano de Carreira dos professores – será reformulado e o Sintego vai participar das discussões e elabforação;

3. Plano de Carreira dos administrativos – O Sintego reafirmou a necessidade da implantação do Plano de Carreira do administrativo e foi comunicado será elaborado, com participação dos trabalhadores nas discussões e elaboração do documento;

4. Concurso Público – O Sintego voltou a cobrar a realização de concurso

público para preenchimento das vagas nas escolas municipais e, de acordo com Jânio Darrot, a abertura do edital está dependendo de estudo feito pela empresa para verificar as carências;

5. Eleição para diretores – segundo o prefeito, já foi solicitado à Procuradoria  do Município para que olhe a questão da regulamentação da Lei que garante a eleição para diretores nas escolas municipais. Se a lei existir, haverá eleições já no mês de Novembro deste ano;

6. Construção de CMEIS – O prefeito afirmou que já foram aprovados recursos do governo federal para a construção de seis unidades no município;

7. Licença Maternidade – Os professores solicitaram a implantação da

licença maternidade de 6 meses e o Sintego vai protocolar a solicitação com todos os argumentos para a adesão da prefeitura à lei federal.

8. Plano de Saúde – o prefeito afirmou que já fez convênio com o IPASGO que logo estará fornecendo o servido aos profissionais que fizerem a opção por esse plano de saúde;

9. Uniformes – o prefeito garantiu que logo será entregue os novos uniformes e que não há proibição quanto ao uso dos antigos;

11. Disponibilidade sindical – o Sintego solicitou e o prefeito Jânio Darrot concordou com a reivindicação de disponibilizar para a entidade o dirigente sindical do município.

Nova Assembleia da categoria está marcada para o dia 04 de junho, às 17 horas, no Sintego, com indicativo de greve, caso não haja avanços nas negociações e principalmente no cumprimento da Lei 11.738/08.

“Vamos aguardar o cumprimento do que foi acordado na audiência, mas a disposição da categoria é parar as atividades em junho, caso não comecem a receber o Piso”, afirmou Wildes Jesus Rodrigues, presidente da Regional do Sintego Trindade/Anicuns.